Resumo

O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos seres humanos sobre o ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Desta forma, a educação ambiental torna-se condição necessária para modificar esta crescente degradação (JACOBI, 2003). Com base nesse argumento, este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar a educação ambiental como temática divulgada nos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA). Optou-se pela pesquisa exploratória, realizada por meio de análise documental feita nos anais do IV, V e VI CBAA, os quais ocorreram no período de 2009 a 2011. A busca nos anais foi realizada em pôsteres e temas livres, utilizando-se a palavra-chave educação ambiental. Foi considerado o número total de trabalhos que apresentou no título ou no corpo do texto o termo educação ambiental. Os dados foram analisados descritivamente, com base na técnica de análise de conteúdo temático e classificados da seguinte forma: concepção explícita de educação ambiental; concepção implícita de educação ambiental e não aborda a educação ambiental. Os resultados demonstraram que dos 216 trabalhos apresentados nas três últimas versões do congresso, ocorreram 32 incidências explícitas com a palavra-chave educação ambiental relacionadas ao contexto do lazer, escola, social, esportivo, formação profissional e no campo acadêmico. É importante destacar que mesmo em diferentes contextos, os trabalhos abordaram a educação ambiental com base no pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade, seguindo os princípios do tratado de educação ambiental. Encontrou-se também 35 trabalhos que abordaram a educação ambiental de forma implícita e ainda 149 que não abordaram esta temática. Desta forma, vale ressaltar a necessidade de uma maior abordagem da educação ambiental no que diz respeito às atividades de aventura no campo científico, pois segundo o tratado de educação ambiental, a mesma deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promovendo ainda oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade, incentivando as comunidades a retomarem a condução de seus próprios destinos.