Educação ambiental e aventura: análise dos trabalhos apresentados no congresso brasileiro de atividades de aventura de 2009 a 2011
Por Camila da Cruz Ramos de Araujo (Autor), Melissa de Carvalho Souza (Autor), Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães (Autor), Alcyane Marinho, Sílvia Rosane Parcias (Autor).
Em VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos seres humanos sobre o ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Desta forma, a educação ambiental torna-se condição necessária para modificar esta crescente degradação (JACOBI, 2003). Com base nesse argumento, este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar a educação ambiental como temática divulgada nos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA). Optou-se pela pesquisa exploratória, realizada por meio de análise documental feita nos anais do IV, V e VI CBAA, os quais ocorreram no período de 2009 a 2011. A busca nos anais foi realizada em pôsteres e temas livres, utilizando-se a palavra-chave educação ambiental. Foi considerado o número total de trabalhos que apresentou no título ou no corpo do texto o termo educação ambiental. Os dados foram analisados descritivamente, com base na técnica de análise de conteúdo temático e classificados da seguinte forma: concepção explícita de educação ambiental; concepção implícita de educação ambiental e não aborda a educação ambiental. Os resultados demonstraram que dos 216 trabalhos apresentados nas três últimas versões do congresso, ocorreram 32 incidências explícitas com a palavra-chave educação ambiental relacionadas ao contexto do lazer, escola, social, esportivo, formação profissional e no campo acadêmico. É importante destacar que mesmo em diferentes contextos, os trabalhos abordaram a educação ambiental com base no pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade, seguindo os princípios do tratado de educação ambiental. Encontrou-se também 35 trabalhos que abordaram a educação ambiental de forma implícita e ainda 149 que não abordaram esta temática. Desta forma, vale ressaltar a necessidade de uma maior abordagem da educação ambiental no que diz respeito às atividades de aventura no campo científico, pois segundo o tratado de educação ambiental, a mesma deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promovendo ainda oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade, incentivando as comunidades a retomarem a condução de seus próprios destinos.