Educação Ambiental e Ginástica na Base Nacional Comum Curricular
Por Soraya Corrêa Domingues (Autor), Fernanda do Nascimento Matias (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 26, n 1, 2021.
Resumo
REFERÊNCIAS
BECK, Cheryl Tatano. Phenomenology: Its use in nursing research. International journal of nursing studies, v. 31, n. 6, p. 499-510, 1994. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0020748994900604. Acesso em: 20 out. 2019.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras Providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 20 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 29 out. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 22 dez. 2017. Seção 1, p. 41 a 44.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de jun. 2012. Seção 1, p. 70.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 jul. 2015. Seção 1, p. 8-12.
CERBONE, David R. Fenomenologia. Tradução de: SOUZA, Caesar. Petrópolis: Vozes, 2012. Título original: Understanding phenomenology.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de: LOPES, Magda. Porto Alegre: Artmed, 2010. Título original: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches.
DE PAULA, Pollyana Nascimento; INÁCIO, Humberto Luis de Deus. Educação Física e Educação Ambiental: refletindo sobre a formação e a atuação docente. IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e I Congresso Distrital de Ciências do Esporte. Brasília, p. 559-569, set. 2010. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/4concoce/4concoce/paper/viewFile/2462/1217. Acesso em: 25 jun. 2020.
DOMINGUES, Soraya Corrêa. A dimensão da educação ambiental na teoria e prática pedagógica da formação de professores em educação física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Florianópolis, 2011.
MENDONÇA, Francisco. Geografia socioambiental. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 16, p. 113-132, 2015. Disponível em: http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/%20terralivre/article/viewFile/352/334. Acesso em: 23 jun. 2020.
RODRIGUES, Luiza H. P. Fraga. A educação ambiental crítica e problematizadora – não é uma opção, é a única saída para dar eficácia ao dispositivo constitucional. Digital Simonsen, Rio de Janeiro, n. 2, p. 138-151, maio 2015. Disponível em: http://www.simonsen.br/revista-digital/wp-content/uploads/2015/05/Revista-Simonsen_N2-Luiza%20Fraga_MeioAmbiente.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.
SOARES, Lúcia C; TAFFAREL, Celi; VARJAL, Elizabeth; FILHO, Lino C; Escobar, Micheli O; BRACHT, Valter. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Temas ambientais como "temas geradores": contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em revista, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6467/4656. Acesso em: 22 jun. 2020.