Resumo

O objeto de estudo desta pesquisa é a intervenção pedagógica das professoras e dos professores de educação física na perspectiva da educação antirracista. A partir disso, procurou-se responder a seguinte questão: em que medida as aulas de educação física têm contribuído com a promoção da educação antirracista? Para responder a essa questão, foi necessário desenvolver o estudo bibliográfico sobre a trajetória curricular da educação física, a questão étnico-racial, seus condicionantes históricosociais e a educação das relações étnico-raciais, enaltecendo os processos de resistência e enfrentamento no combate ao racismo (institucional, simbólico, material) e às discriminações. Diante desse desafio, considerou-se o aporte das políticas públicas educacionais, em destaque a Lei nº 10.639/2003 e o Parecer CNE/CP nº 3/2004, que tem a finalidade de enegrecer a educação, em especial esse componente curricular. Assim, o procedimento metodológico dessa pesquisa, além do estudo bibliográfico, foi identificar os docentes da área que desenvolvem práticas pedagógicas no combate ao racismo e, posteriormente, foram realizadas as entrevistas reflexivas, semiestruturadas com cinco profissionais da equipe gestora (coordenadoras pedagógicas) e seis professores(as) de educação física, perfazendo um total de onze entrevistas. À vista disso, realizou-se a análise de conteúdo destacando cinco categorias: identidade negra (fundamentada na contribuição de Neusa Santos Souza); formação docente (formação acadêmica e formação continuada); diversidade étnico-racial e currículo; o(a) professor(a) e a escola; pedagogia da diversidade na educação física (conhecimentos pedagógicos dos documentos legais sobre a questão étnico-racial e conhecimentos pedagógicos de combate ao racismo). Em consequência, os resultados revelam as ações pedagógicas que buscam a diversidade étnico-racial como eixo orientador do currículo da educação física, com base na pedagogia da diversidade, fundamentada nas teorias críticas da educação. Nesse sentido, as respectivas escolas em que atuam os sujeitos pesquisados apresentam o Projeto Especial de Ação (PEA) e os eventos que ocorrem na unidade escolar sobre a temática étnico-racial, racial como principais espaços de formação para a educação das relações étnico-raciais. Nessas instituições sociais, ainda não há o coletivo de docentes preocupados, engajados e articulados no trato pedagógico afirmativo da questão étnico-racial, racial, porém há propostas pedagógicas voltadas para a diversidade étnico-racial, reconhecendo, a partir das falas das coordenadoras pedagógicas, a contribuição da educação física escolar (no processo de ressignificação) nessa temática, bem como as mudanças de postura dos discentes nas aulas dessa disciplina e na unidade escolar (de modo geral). Palavras-chave: Educação. Educação antirracista. Educação física. Identidade negra. Racismo.

Acessar Arquivo