Resumo

Apresentação Ana Maria Saul Educação continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções Alda Junqueira Marin Educação continuada: Visão histórica e tentativa de conceitualização Martha Rosa Pisani Destro Formação continuada dos profissionais de ensino: Algumas considerações Marisa Ramos Barbieri Célia Pezzolo de Carvalho Águeda Bernadete Uhle Formação continuada dos profissionais do ensino José Cerchi Fusari Terezinha Azerêdo Rios Interdisciplinaridade e formação continuada do educador: Contribuições da psicologia Maria Helena Melhado Stroili Carmén Lúcia Caldeira Gonçalves A política de Capacitação SEE/FDE Maria Leila Alves O desenvolvimento de um modelo "Construtivo-Colaborativo" de formação continuada centrado na escola": Relato de uma experiência Aline M. de M.R.Reale Ana Luiza R.V.Perdigão Márcia Brito de O. Bueno Roseli Rodrigues de Mello Níveis de construção da profissionalidade docente: Um exemplo com professores de 5aa 8a séries. Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur Construindo o sucesso na escola. Uma experiência de formação continuada com professores da rede pública Cecília Azevedo Lima Collares Maria Aparecida Affonso Moysés -------------------------------------------------------------------------------- Educação Continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções Alda Junqueira Marin Resumo: Trata-se de artigo que apresenta reflexões sobre alguns termos utilizados na temática da educação contiunuada de profissionais da educação. O exame comporta a abordagem das concepções subjacentes aos termos, decisões e conseqüências de tais usos. São abordados os seguintes termos: reciclagem, treinamento, aperfeiçoamento, capacitação, educação permanente, formação contínua, educação continuada. Palavras-chave: educação continuada; educação permanente; formação contínua; concepções; decisões e consequências da adoção de termos na área. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Educação Continuada: Visão Histórica e tentativa de conceituação Martha Rosa Pisani Destro Resumo: Os objetivos deste artigo são: primeiro, analisar a relação entre industrialização e educação não-formal (aqui denominada educação continuada); segundo, enumerar vários conceeitos que esse tipo de educação recebeu ao longo deste século; finalmente, defendo a "educação continuada" como um direito humano inalienável do processo que nos leva a superar o individualismo através de uma visão crítica, cooperação, liberdade de pensamento, ação e conquista da cidadania. Palavras-chave: contextualização histórica; atividade crítica e ações cooperativas. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Formação Continuada dos Profissionais de Ensino: Algumas considerações Marisa Ramos Barbieri; Célia Pezzolo de Carvalho e Águeda Bernardete Uhle Resumo: Propostas e conceituações de formação continuada foram discutidas em São Paulo no contexto do Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (1990, 1992 e 1994). Argumenta a favor das razões que tornam obrigatória a continuidade de estudos para o professor, identificando os domínios da práxis e da técnica e estabelecendo as relações entre a formação pretendida e a prática consentida no contexto da universidade e da escola de 1º e 2º graus. Refere também à exigência de uma "metacapacitação"do professor, em moldes interdisciplinares e interprofissional. Palavras-chave: formação continuada de professores; universidade e escolas públicas de 1º e 2º Graus; formação e prática profissional; professor como ex-aluno; ensino e pesquisa. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Formação continuada dos profissionais do ensino José Cherchi Fusari e Terezinha Azerêdo Rios Resumo: Este texto pretende desenvolver uma reflexão sobre uma concepção de formação continuada entendida como processo de desenvolvimento da competência dos educadores. Partindo da explicitação dos pressupostos teóricos que a embasam, discute as dimensões da competência - técnica e política, mediadas pela ética, reconceitualiza "recursos humanos" e aponta para o projeto como instrumento de viabilização de ações de capacitação. Palavras-chave: educação; formação continuada; competência; recursos humanos; projeto; utopia. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Interdisciplinaridade e formação continuada do educador: Contribuições da Psicologia Maria Helena Melhado Stroili e Carmen Lúcia Caldeira Gonçalves Resumo: Este texto tem o propósito de sensibilizar as instituições formadoras de psicólogos e educadores para a necessidade de redimensionar sua práxis, revendo os príncipios que tem norteado a formação dos seus alunos e refletindo sobre o quanto, efetivamente, os tem preparado para a inserção na realidade profissional. É necessário que se conheça o caráter, intrisecamente, multidisciplinar da ação educacional e que se busque formar profissionais competentes para essa ação, construindo, nas instituições, uma cultura multidisciplinar, refletida numa metodologia coerente, e que, segundo Japiassu (1976), teria como enfoque central a comunicação: reflexão/ação conjugada. Palavras-chave: formação continuada; interdisciplinaridade; educação; psicologia. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- A política de capacitação SEE/FDE Maria Leila Alves Resumo: No período de 1992 a 1994 a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desencadeou uma política de capacitação junto aos educadores da rede pública de ensino. Este artigo tece algumas considerações sobre essa política, bem como explicita suas diretrizes básicas. Palavras-chave: política educacional; capacitação docente Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- O Desenvolvimento de um Modelo "Construtivo-Colaborativo" de Formação Continuada Centrado na Escola: Relato de uma experiência Aline M. de M.R. Reale ; Ana Luiza R.V. Perdigão; Márcia Brito de O.Bueno; Roseli Rodrigues de Mello Resumo: Relato de uma experiência de formação continuada junto aos professores de uma EEPSG, segundo um modelo cujas ações são construídas colaborativamente. Os resultados indicaram que, apesar da necessidade de investigar-se mais profundamente alguns de seus aspectos, este parece ser um modelo promissor no que diz respeito a mudanças substantivas na prática pedagógica dos professores. Palavras-chave: escola; centro/sede de ações; modelo construtivo-colaborativo; relato de experiência. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Níveis de construção da profissionalidade docente: Um exemplo com professores da 5a à 8a séries. Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre processo de desenvolvimento profissional de professores rumo à autonomia docente. É apresentada proposta de níveis de construção da profissionalidade na educação continuada a partir de estudos realizados com professores de 5a. à 8a. séries de 1º grau de escolas públicas. Palavras-chave: educação continuada; desenvolvimento profissional de professores; proposta de níveis de construção da profissionalidade docente. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Construindo o sucesso na escola. Uma experiência de formação continuada com professores da rede pública. Cecília Azevedo Lima Collares Maria Aparecida Affonso Moysés Resumo: Trata-se do relato de uma experiência de capacitação de professores de 1º grau da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo, na modalidade educação continuada. Foram envolvidos professores de 26 escolas - quatro de Campinas e 22 da Baixada Santista . Este trabalho foi marcado pela preocupação com a melhoria da qualidade do ensino público e, conseqüentemente, com a reversão dos altos índices de retenção e de evasão no 1º e no 2º graus. O eixo teórico fundamental é o resgate da dimensão coletiva, institucional, do desempenho da escola em seu cotidiano. O problema da aprendizagem - ou da não aprendizagem - não foi analisado como algo individual, mas como algo coletivo, institucional. A tônica foi a busca da transformação. Uma transformação que significa abandonar a cultura do fracasso existente atualmente e procurar construir em parceria, universidade/escola pública, a cultura do sucesso. Palavras-chave: educação continuada; capacitação de professores; fracasso escolar; cotidiano escolar.