Resumo

Este artigo aborda temas centrais sobre o ensino da língua chinesa como língua adicional (CAL) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Ele relata um estudo etnográfico de três anos dentro de escolas australianas para discutir práticas pedagógicas dialógicas e as aspirações dos alunos. Com base nos conceitos Freireanos de conscientização e educação bancária, o objetivo deste artigo é, portanto, discutir uma jornada que ampliou as vozes, a coragem e a esperança de uma turma de alunos socialmente, linguisticamente e economicamente desfavorecidos em Western Sydney, uma das regiões com maior diversidade cultural de o país. O estudo capturou as experiências, as respostas, os sonhos e a compreensão destes alunos sobre a educação CAL na Austrália multicultural. Nossos dados mostram que a educação crítica de CAL pode apontar para alguns caminhos para a agenda de igualdade educacional. Ao argumentar que as práticas emancipatórias e críticas poderiam aprimorar os alunos para alcançar a consciência e a autotransformação coletiva, pretendemos fazer uma contribuição para a literatura sobre a educação de línguas e CAL, que muitas vezes se isolam de questões mais amplas na teoria educacional. O estudo também contribui para ampliar o escopo limitado de pesquisas envolvendo dados em sala de aula sobre a CAL. Nossa abordagem crítica para a educação CAL ilumina as interseções entre linguagem e inclusão social. Considerando a crescente agitação mundial e ceticismo em torno da educação CAL, nos arguimos pela educação inclusiva de idiomas e práticas pedagógicas relacionadas na agenda de inclusão social na Austrália e internacionalmente, para o ensino e aprendizagem de todas as línguas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino do chinês como língua adicional, consciência crítica, práticas dialógicas, educação crítica de línguas, pandemia do coronavírus
 

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