Resumo

Este artigo versa sobre o contexto da educação física escolar, partindo da problemática que elucida a intervenção docente como aspecto primordial no processo de ensino-aprendizagem. Explicita-se no estudo uma experiência educativa baseada nos princípios da educação de corpo inteiro que tem como base primordial a construção do conhecimento a partir da intenção do sujeito com o mundo, respeitando o universo cultural dos alunos, explorando as diversas possibilidades educativas de atividades lúdicas espontâneas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo participante, cuja técnica de coleta se deu por aulas ministradas que repercutiram em um qualitativo melhoramento do contexto educacional, possibilitando uma prática docente sistematizada e comprometida com a educação física escolar. A intervenção aqui explanada nos proporcionou um enriquecimento imensurável, visto sua ampla orientação reveladora e transformadora, que, sobretudo, sensibilizou-nos em relação à reflexão sobre nossa prática docente, principalmente pelo fato de incluir crianças no processo de aprendizagem, que puderam vivenciar atividades e situações de movimento a través dos jogos com regras e brincadeiras populares. Assim, ficou evidente que, para melhorar a função social da escola, através das aulas de Educação Física, a proposta pedagógica “Educação de corpo inteiro” é sobremaneira eficaz, podendo ser implantada, discutida e vivenciada no contexto escolar.

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