Educação de Jovens e Adultos e Sua Interface com a Educação do Campo: Análise da Produção em Periódicos
Por Ivanilde Apoluceno de Oliveira (Autor).
Resumo
O objetivo deste estado de conhecimento é analisar o levantamento de artigos científicos de periódicos nacionais que tratam da interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja sistematização e análise dos dados foram realizadas por meio de categorizações, tendo por base técnicas da Análise de Conteúdo. O levantamento dos periódicos foi realizado via internet, na Plataforma da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Periódicos, por meio do descritor Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo, considerando existir uma interface entre os dois campos de saber. Entre os resultados destaca-se que os artigos apontam para a necessidade da interação entre a educação de jovens e adultos e a educação do campo, tendo os sujeitos do campo e seu contexto cultural o ponto de referência desta educação, superando o paradigma filosófico e curricular vigente urbanocêntrico.