Resumo

Muitos estudos têm apontado para um atraso no desenvolvimento lingüístico e não lingüístico das crianças com fissura lábio-palatina e para a necessidade de uma orientação familiar que tenha início o mais cedo possível e que seja gradual e constante. Essa orientação deve ser dada por uma equipe de profissionais, mas num país com as características do Brasil isto é impossível para a maioria da população. O presente trabalho visa preencher esta lacuna, e tem como objetivos identificar e sistematizar informações e habilidades a serem transmitidas aos pais de crianças com fissura lábio-palatina que pudesse ser aplicado à distância. Para atingir esses objetivos sistematizamos as observações extraídas da experiência de 12 anos de trabalho com crianças com fissura. Fizemos o levantamento bibliográfico relacionado com fissura, alimentação, comunicação e audição buscando sempre a melhor forma de transmiti-los aos pais. Elaboramos um programa com 10 unidades visando orientá-los sobre: alimentação, audição e desenvolvimento da linguagem. Construímos também uma estratégia para aplicação deste programa à distância

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