Resumo

No Brasil urbano das décadas de 1920 e 1930, a higiene, a saúde e a educação pública eram temas corriqueiros nas discussões dos articulistas dos periódicos, dos médicos, dos intelectuais. Todos esses estavam interessados no desenvolvimento social e econômico daquele país que paulatinamente consolidava estratégias de educação do povo. Uma das necessidades mais relevantes residia na educação do corpo. Naquele momento eram evidenciadas práticas e discursos que sustentariam novos hábitos nas esferas pública e privada. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar as estratégias de educação do corpo traçadas pela Associação Brasileira de Educação (ABE), tendo como objeto de estudo as Semanas de Educação promovidas por esta instituição nos anos de 1928, 1929, 1930, 1931, 1933 e 1935. A análise que permitiu construir uma narrativa centrada nos sentidos, nos significados e nas representações de um evento que tinha como objetivo “educar”, vieram da História Cultural, pois permitiu valorizar todas as dimensões da cultura, não somente a econômica e a social. Entende-se ser muito difícil apreender a cultura em uma determinada área do conhecimento, mas ainda assim é ela que nos ajuda a (abre aspas)

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