Resumo
O presente trabalho constitui-se numa pesquisa qualitativa de caráter descritivo- explicativo que compreende a análise do ensino da dança no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, situando um campo de amostragem pela seleção do campus mais velho e mais novo, Salvador e Feira de Santana, respectivamente. Discute as aproximações e distanciamentos epistemológicos existentes entre as áreas de Dança e Educação Física nesse contexto. A pesquisa visa identificar e problematizar a existência de conteúdos da dança no ensino médio integrado ao técnico nessa instituição de ensino, observando a maneira como esta é tratada e como interfere na formação dos estudantes. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com dois professores efetivos (um da área de Dança e outro da área de Educação Física). Nesse sentido, o corpo que dança é visto como um ser que pensa/sente e age no mundo; e a dança é compreendida como possibilidade de exercitar a cidadania valorizando a realidade e o cotidiano do aluno, buscando desenvolver a autonomia, a consciência crítica e o seu potencial criativo. Assim, entendemos que, a relevância desse trabalho, está em perceber a dança na educação profissional no IFBA e identificar os desafios que a Dança enfrenta para sua afirmação, enquanto área de conhecimento, nesse contexto, intensificando as discussões acerca da produção de conhecimento em Dança e da educação do corpo pela dança.