Resumo

Neste ensaio realizo uma breve reflexão contextualizad.a sobre o momento político atual em que encontra-se a educação e a sociedade em geral. Certa da necessidade de pensarmos com muito cuidado o ensino do país, entendendo que não são poucos os ataques à escola ptihlica Realizo aqui urna análise crítica aos Partimetros Curriculares Nacionais; vejo que estes fazem pane de urna série de medidas das quais o governo federal vem tornando para dar suporte as medidas inspiradas no modelo neoliberal. 
O documento inicial, que trata da questão referente aos Parâmetras Curriculares Nacionais divulgado no final de 1995, justificava a proposta determinando a necessidade rle - conteúdos essenciais a serem trabalhados por sodas as escolas do território nacional"; e ainda por uma lista de situações insatisfatórias, como repeancia, formação precária, desinteresse pelo trabalho escolar, e falta de relevância da aprendizagem para a vida social. Assim os PCN seriam uni instrumento atrelado á outros, - como formação continua de professores, salário digno, material pedagógico, etc. para transformação do quadro caótico em que encontra-se o ensino, isto é o que diz o governo. 

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