Educação e Formação em Dança: a Inserção da Expressão Criativa nos Cursos Técnicos de Dança na Perspectiva de Professores e Bailarinos
Por Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor), Nara Heloisa Rodrigues (Autor), Ana Paula Evaristo (Autor).
Em Revista Portuguesa de Educação v. 29, n 1, 2016. Da página 185 a 206
Resumo
Este estudo qualitativo investigou como a expressão criativa é inserida no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos de formação em dança, na visão de bailarinos e professores. Este estudo exploratório foi desenvolvido por meio de questionário aberto, aplicado a uma amostra intencional composta por 10 professores e 10 bailarinas de cursos técnicos de formação em dança de Pirassununga-SP-Brasil. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, conquanto a expressão criativa seja amplamente percebida como relevante na apropriação das individualidades para o fazer artístico e seja enfatizada no trabalho didático-pedagógico, sua inserção é minimizada no contexto educativo da dança, em contraposição à valorização dada aos aspectos técnicos. O seu desenvolvimento é permeado por aspectos subjetivos no decorrer das aulas e se apresenta de forma esparsa. Outros estudos são necessários para redimensionar e revitalizar esta temática em âmbito acadêmico.