Resumo

A política não se organiza de forma linear, é um processo de interação de interesses de grupos, mediada pela prática, por isso, exige uma análise que considereos elementos que interagem nas realidades históricas. No município de Belo Horizonte existe o Programa Escola Integrada que atende crianças e jovens de 6 a 14 anos e é uma estratégia de tempo escolar integral e faz o apontamento do lazer como integrante de suas ações educativas. Este artigo tem como objetivo discutir os contextos de influência e da produção de textos do Programa Escola Integrada, analisando as concepções de lazer e educação que permeiam seus documentos. As discussões apresentadas resultam da pesquisa documental realizada nos referenciais do Projeto Escola Integral. Essa proposta político-pedagógica foi redimensionada no que se refere aos recursos humanos e financeiros, mas não sofreu alterações nos outros itens de seu corpo teórico, configurando-se como a atual proposição do Programa Escola Integrada. O Plano Estratégico de BH 2010-2030 foi selecionado para análise em função das diretrizes apontadas para a educação e lazer na cidade as quais estabelecem metas a médio e longo prazo. A análisefoi fundamentada no referencial analítico ciclo de política -Policy cycle approache enfatizada no contexto de produção de textos dessa política.O desenvolvimento qualitativo da educação está atrelado a um sistema de metas, perseguindo um maior valor do Indicador do Desenvolvimento da educação Básica. Uma visão do lazer articulada somente às questões de infraestrutura e à atividade em si não reflete uma percepção ampliada para políticas de lazer.

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