Resumo

O presente artigo descreve a atuação de docentes na oncologia pediátrica de um hospital de Salvador-BA. A proposta pedagógica integra as classes hospitalares da rede municipal de ensino, que funciona em parceria com unidades hospitalares no município. A partir de observações e das nossas vivências na condição de docentes, apresentamos as concepções do trabalho pedagógico, apontando aspectos relacionados ao planejamento, à adaptação curricular, às práticas pedagógicas e aos procedimentos de avaliação da aprendizagem. São apresentadas, ainda, algumas percepções sobre o trabalho, as quais sugerem que o atendimento escolar em ambiente hospitalar possibilita a continuidade do vínculo com a escola, alimenta expectativas de retorno a sua escola de origem e a sua família, insere o estudante em um ambiente de leitura, escrita, apreciação e execução de atividades artísticas. Sustenta-se que o processo de escolarização impacta positivamente a vida dos alunos que frequentam o ambiente hospitalar, resultando em processos de reinserção em suas escolas de origem.

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Publicado
2019-12-30
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Como Citar
Cedraz, C. L. C., & Cunha, E. O. (2019). EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO DO CÂNCER. Cenas Educacionais, 2(2), 175-185. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8027
Edição
v. 2 n. 2 (2019): 2º SEMESTRE DE 2019
Seção
Artigos (Fluxo Contínuo)

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