Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre as oportunidades educacionais oferecidas às pessoas com deficiência com um aprofundamento na área de deficiência mental. Este estudo engloba uma pesquisa acerca dos serviços educacionais disponíveis em uma cidade de porte médio do interior paulista e, análise crítica sobre o papel que a Educação Especial vem representando no panorama educacional da cidade, tentando entender, num âmbito menor, a complexidade do funcionamento e estrutura dos serviços especiais, sejam eles oferecidos em escolas regulares ou em instituições especializadas. A análise teórica procura resgatar o sentido da Educação Especial buscando a unidade com a Educação Comum, através de uma perspectiva histórica, contextualizando a deficiência dentro do panorama da sociedade brasileira. Pela própria característica da pesquisa e população alvo, é discutida a questão da assistência e assistencialismo, componente fortíssimo na História da Educação Especial no Brasil. O trabalho de campo envolve a caracterização geral dos serviços de Educação Especial da cidade, utilizando uma abordagem com base qualitativa, e um afunilamento num estudo de caso, sobre o atendimento aos alunos com deficiência mental, na Escola Especial, mantida pela APAE da cidade. Para tanto, fez-se uso de análise documental e entrevistas.

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