Resumo

O presente relato procura descrever e discutir sobre as contribuições de uma educação física escolar inclusiva, por meio do esporte paralímpico, percebido com grande potencial de exploração para a educação esportiva. Foi realizado um Festival Escolar de Atletismo Paralímpico, ocorrido em setembro de 2018, com a participação de 30 alunos e alunas na faixa de 11 a 15 anos de uma EMEF localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Observando que apesar de a inclusão já acontecer regularmente nas aulas, objetivou-se promover e dar protagonismo a tais atores, oportunizando ações que pudessem fazer com que os alunos e alunas apropriassem de tais práticas, reconhecendo suas potencialidades e limites, bem como promover a autoestima dentro do universo escolar. A metodologia utilizada para o planejamento do festival e aulas de educação física teve caráter qualitativo. Como estratégias os alunos realizaram ações do cotidiano da educação física escolar como forma de estimular a pratica dos demais alunos e alunas e desmistificar o receio que pais/familiares/responsáveis possuem em relação a participação desses alunos e alunas no esporte. Os resultados despontaram para uma maior participação dos alunos e alunas de forma conjunta e colaborativa na ocasião do festival e durante as aulas de educação física posteriores ao festival; foi observado que a realização do festival permitiu a emancipação dos alunos com relação a sua participação no esporte e também mobilizou o corpo docente da unidade com vistas a maiores participações e intervenções em atividades inclusivas.

Referências Bibliográficas

Conde, A. J. M.; Sobrinho, P. A. S.; Senatore, V. Introdução ao movimento paraolímpico: manual de orientação para professores de Educação Física. Brasília: Comitê Paraolímpico Brasileiro, 2006. Winckler, C. Esporte e a Pessoa com Deficiência – Contexto Histórico. In: Winckler, Ciro; Mello, Marco Túlio de. Esporte Paralímpico. São Paulo, SP. Editora Atheneu, 2012. Cidade, R. E. A.; Freitas, P. S.; Introdução à Educação Física Adaptada para pessoas com deficiência. Curitiba, Editora: UFPR, 2009.