Educação Esportiva Como Projeto Social: Uma Análise do Instituto Guarani (são Luís – Ma)
Por Juliana Lima de Carvalho Madeira (Autor), Antonio Paulino de Sousa (Autor).
Resumo
Este artigo é um desdobramento da minha pesquisa de mestrado sobre “As escolhas das escolinhas de futebol e a reprodução da desigualdade social em São Luís – Ma”, pelo programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, no âmbito da antropologia e sociologia do futebol. No desenrolar da pesquisa, que investiga a escolinha Grêmio Maranhense, entrevistei um técnico que já trabalhou nessa referida escolinha e nessa conversa fui apresentada a um projeto social chamado "Instituto Guarani", no bairro da Cohab, em São Luís. Esse técnico é um dos dirigentes e fundadores. Esse instituto tem como proposta principal ajudar jovens adolescentes para que eles não entrem e/ou não sigam no mundo da criminalidade. As atividades no futebol contribuiriam para a educação desses jovens, além de ser um meio no qual eles podem aprender técnicas esportivas e serem vistos por “olheiros” de outros times que podem investir na carreira deles como jogadores profissionais. A metodologia se deu através de uma entrevista online via aplicativo zoom no mês de novembro de 2021. Ao fim da conversa com o técnico se percebeu que o trabalho do Instituto Guarani tem sido um diferencial na vida desses jovens envolvidos no esporte, podendo ajudar a pensar o papel das instituições esportivas e na educação como fundamento de base para jovens.