Resumo

Este estudo objetivou verificar a relação existente entre declaração de professores de cursos de licenciatura em Educação Física e de professores atuantes, em escolas públicas de 1º. grau de 1a. à 4a. série, sobre o que dever ser, o que é ensinado e para que na Educação Física. A população envolvida compreendeu professores de cursos de licenciatura em Educação Física das Instituições de Ensino Superior brasileiras e professores de Educação Física das escolas públicas em Vitória - ES, aqui denominados respectivamente de professores pesquisadores e atuantes. Utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada para obtenção de informações e a observação de aulas para ilustração dos dados. Dos resultados da análise de conteúdo, foi possível concluir não haver convergência de opiniões entre os dois grupos pesquisados sobre o objeto de investigação. Os seguintes argumentos sustentaram essa afirmativa:a) sobre o que deve ser ensinado, os professores pesquisadores defenderam propostas metodológicas sustentadas em pressupostos científicos: enquanto parte dos atuantes mostrou-se convicta sobre o que ensinavam, outra parte declarou não ter convicção. Os pesquisadores defenderam a necessidade de superação da presente prática pedagógica, em oposição à atitude de convicção e não convicção dos atuantes;b) sobre o que se ensina na Educação Física, os pesquisadores afirmaram que a prática pedagógica está defasada e descaracterizada. Os atuantes não apresentaram essa posição, mas pôde-se apreender, em suas falas, insatisfação sobre a atual situação do ensino da Educação Física sendo esse um argumento que reforça a posição dos pesquisadores;c) sobre a finalidade dos conteúdos ensinados, os pesquisadores se posicionam em dois grupos: (1) para aqueles que defendem o movimento humano, como o conhecimento a ser ensinado na Educação Física, o objetivo é favorecer o desenvolvimento das possibilidades e potencialidades para o ser humano mover-se de forma genérica, harmônica e eficaz, tornando-se capacitado para melhor interagir ao meio em que vive, participando, com autonomia, de atividades culturalmente determinadas; (2) para aqueles que defendem as manifestações da cultura corporal, como o conhecimento a ser ensinado, a finalidade da Educação Física é instrumentalizar o ser humano a ocupar, com autonomia, seu tempo livre, entendendo e se posicionando criticamente frente à cultura corporal existente, no sentido de desenvolver uma sociabilidade composta de valores que permitam um enfrentamento com os valores dominantes. Na opinião dos atuantes, a Educação Física visa encaminhar o aluno para o esporte e facilitar a aprendizagem dos demais componentes curriculares. Essa intenção é negada pelos pesquisadores como função específica da área. Em síntese, pôde-se deduzir que existe uma discordância entre as declarações dos pesquisadores e dos atuantes sobre o que deve ser, o que é ensinado e para que na Educação Física das séries iniciais do 1º grau.

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