Resumo
O presente estudo, provocado por uma observação pessoal e informal, sobre diferentes ações profissionais, desenvolvidas por profissionais de Educação Física, egressos do Curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, MS, levou-me a que estivesse procurando identificar inicialmente se existia alguma correspondência entre a prática observada e preparação recebida na Graduação, uma vez que tinha eu sido o Coordenador do Curso na ocasião em que se formaram, mas que hoje, depois de alguns contatos e estudos da Ciência da Motricidade Humana, percebia que em alguns aspectos lhes faltavam melhores conhecimentos. Assim, depois de proceder ao levantamento sobre os diferentes conhecimentos de que a área da Educação Física se serve, como Atividade Física, Cinesiologia, Ciência do Movimento Humano, Ciências do Esporte, Ciência da Motricidade Humana, foi aplicado um questionário inicial visando identificar se o curso que haviam participado os auxiliava a que sustentassem suas práticas profissionais ou não, e a partir do resultado desse material coletado, pus-me a analisar de forma integral a Instituição e o Curso que freqüentaram. Servi-me para essa finalidade de uma pesquisa documental, pois essa metodologia demonstrou ser uma forma coerente para o entendimento que pretendia alcançar. Foram analisados todos os documentos constitucionais da Instituição e do Curso e os objetivos e maneiras de alcançá-los, bem como o Projeto Pedagógico do Curso, sua intencionalidade, seus objetivos, as condições oferecidas para o desenvolvimento das disciplinas, as cargas horárias, o apoio bibliográfico existente e a composição do corpo docente. Contudo, alguns pormenores tiveram que ser deixados de lado, como a qualificação do pessoal responsável pelo desenvolvimento do ensino e suas práticas em sala de aulas, uma vez que a metodologia utilizada não dá conta desse tipo de análise, já que depende de observação. Depois de levantados, analisados e discutidos os dados, feitos de forma integrada, passou-se ao oferecimento das considerações finais, ocasião em que se pôde estar reafirmando o sentimento que se possuía ao dar início a este estudo, de que existe certa discrepância entre o que se ensinou na Graduação e as necessidades atuais do profissional quando de suas práticas, no intuito de atender aos anseios e necessidades do indivíduo e da sociedade, na busca de soluções e resoluções dos problemas que apresentam. Assim, este estudo conseguiu justificar o entendimento que apresento de que pela utilização dos conhecimentos e práticas advindos da Ciência da Motricidade Humana, os profissionais ali formados irão se encontrar mais bem preparados, pois o Curso de Graduação em Educação Física da UCDB, provavelmente, irá se transformar num espaço onde o corpo, ou seja, o Ser Humano, se constrói, enquanto complexidade e corporeidade, teórica e, praticamente, sem constrangimentos, levando sempre em conta as suas aspirações de desejo e de prazer.