Educação Física
Por Ailton Fernando Santana de Oliveira (Autor), José Bergson Santana Santos (None), João Pedro Bonaparte Tavares (Autor), Augusto César Alves dos Santos (Autor), Tamires Nunes dos Santos (Autor), Marcelo de Castro Haiachi (Autor).
Parte de Diretrizes e Recomendações Para Pessoas com Deficiência Que Participam de Programas e Projetos Esportivos: Programa Desafio Rotina Saudável . páginas 11
Resumo
A Educação Física apresenta diferentes campo de atuação e aborda uma gama enorme de conteúdos que possibilitam um aperfeiçoamento, controle e manutenção da saúde do corpo e da mente. Colocar o corpo em movimento de forma periódica, sistemática e orientada seja através de atividades físicas ou esportivas, trazem 1 benefícios a longo prazo para a saúde do 12 indivíduo. Infelizmente a construção desta rotina saudável ainda não faz parte da grande parcela da população brasileira. Estudos de Oliveira5 apontaram que, dos 443.134 Aracajuanos representados na pesquisa, 194.639 (43,9%) deles declaram praticar atividade física de forma regular, conforme orientado pela OMS (três ou mais vezes por semana). Enquanto 248.495 (56,1%) dos Aracajuanos são: sedentários (40,1%) ou praticam atividade física de forma irregular (16%), menos de três vezes por semana. As atividades esportivas são praticadas na maioria dos casos (38,2%) em instalações esportivas pagas, o que é preocupante, tendo em vista as condições econômicas de grande parte da população.