Resumo
O presente estudo trabalhou com três objetivos. O primeiro, observar no cotidiano de uma sala de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental se a prática educativa desenvolvida convergia para as pretensões explícitas no Projeto Escolar: "formar cidadãos". O segundo objetivo foi trabalhar um programa de intervenções de Educação Física, tencionando o desenvolvimento das competências necessárias para a vida cidadã. O terceiro constituiu em verificar possíveis razões para o insucesso da escola no alcance dos seus objetivos. A metodologia de pesquisa empregada coletou dados por meio de observações e registros, através de filmagens de ambas as práticas pedagógicas, e da realização de entrevistas semi-estruturadas com os alunos que apresentaram desempenho escolar entendido como não satisfatório, tanto ao olhar da professora regente de classe como de seus próprios familiares. Os dados coletados foram submetidos ao confronto com as teorías da Didática, Psicologia da Educação e Educação Física, visando determinar quais aspectos contribuíram para o atendimento pretendido pela instituição. As descobertas indicam uma incoerência entre a prática pedagógica na sala de aula e a função social da escola. Apresentam, também, sólidas constatações da adequação de um fazer pedagógico alicerçado numa proposta baseada na resolução de situações-problema no componente curricular Educação Física. Em sentido oposto às opiniões dos professores, verificou-se neste estudo uma grande energiafamiliar despendida para as questões escolares; no entanto, essa ajuda demonstra-se ineficaz na medida em que os pais não dominam o como ajudar. Assim surge o modelo presente de formação docente (inicial e contínua) como justificativa para o insucesso da prática pedagógica verificado no cotidiano. Este trabalho dá indícios para entender que uma modificação nas políticas de formação de professores é um dos pilares da transformação: da escola que temos ) para uma escola que queremos