Resumo

Apesar da carência de pesquisas envolvendo a criatividade e a Educação Física, existem relatos na bibliografia nacional de que a Educação Física utiliza a criatividade para realização de novos jogos, adaptações de regras e materiais. Na atuação com portadores de necessidades educativas especiais estas adaptações e adequações são uma constante. O estudo teve como um de seus objetivos avaliar as considerações pessoais sobre sua própria criatividade através da análise de discurso, obtidas através de uma entrevista realizada com professores de Educação Física que atuam com portadores de necessidades educativas especiais em diferentes categorias de atendimento e professores de Educação Física Convencional. Outros fatores avaliados foram: requisitos necessários ao professor de Educação Física para atuar com portadores de necessidades educativas especiais, formação em criatividade e fatores que influenciam na realização do trabalho. Os resultados encontrados evidenciaram a existência de diferenças entre os discursos dos professores que atuam com portadores de necessidades educativas especiais e os professores de Educação Física Convencional. Apesar de todos se consideraram criativos, a utilização na elaboração e execução das aulas de elementos que podem ser relacionados à criatividade foi destacada de formas e intensidade variadas nas diferentes categorias de atendimento. Diversos requisitos foram citados como necessários para atuação junto aos portadores de necessidades educativas especiais, dentre eles a criatividade. A formação em criatividade foi evidenciada como abordagens em disciplinas na graduação e em estágios. Os fatores que influenciaram positivamente ao trabalho vão da liberdade de atuação à facilidade de acesso aos recursos materiais. Já como fatores negativos foram ressaltados a escassez de materiais e o ambiente hospitalar, dentre outros. Notou-se que os professores de Educação Física que atuam com portadores de necessidades educativas especiais apresentam um número maior de traços relacionadas à personalidade criativa, nos levando a acreditar que estes professores sejam mais criativos do que os professores de Educação Física Convencional. Sendo o trabalho com portadores de necessidades educativas especiais uma das áreas de atuação do professor de Educação Física, faz-se necessário avaliar a utilização da criatividade como meio de proporcionar aos portadores de necessidades educativas especiais uma participação mais efetiva e prazerosa nas aulas.

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