Educação Física Adaptada e Inclusiva no Sitema de Ensino Regular
Por Angela Lourenço (Autor), Claudilene Lopes (Autor), Elizabete Veiga (Autor), Aqueline Gomes Souza (Autor), Tatieli Sousa Urbieta (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 1, n 1, 2016.
Resumo
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico, bem como uma liberdade de avaliação do grupo e do indivíduo por parte do professor. Com este estudo pretende-se analisar comoa Educação Física Adaptada e Inclusiva se configura na diversidade inerente á espécie humana, buscando perceber e atender as necessidades educativasespeciais de todos os sujeitos(alunos) em salas de aulas comuns em um sistema regular de ensino de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.Abordando a Educação Física Adaptada como semântica para a abordagem da diversidade e parte de um processo, cujo o professor de Educação Física pode optar para melhor o relacionamento e contribuição no desenvolvimento de Pessoas com Deficiência.Seja qual for o contexto da estimulação, a meta do profissional de atividade física adaptada é proporcionar um meio de desenvolvimento geral e a manutenção ou recuperação da saúde.Vários benefícios estão associados à inclusão. Os benefícios são maximizados quando o ambiente é estimulante, motivador, e quando proporciona a oportunidade de desenvolvimento de habilidades sociais e engajamento em atividades adequadas. Devem-se observar inúmeros pontos positivos no assunto abordado, buscando sempre cooperar e incluir de forma adaptada dentro de um ambiente escolar, alunos que necessitam de uma atenção especial.