Resumo

Este trabalho analisou a construção do debate acadêmico da Educação Fisica . brasileira na década de 80, quando ocorreu uma proliferação de discursos cientificas na área. Para isso, realizou uma etnografia do pensamento acadêmico (Geertz, 1983), cujo pressuposto é que o pensamento pode ser analisado tanto como processo característico da espécie humana, quanto como produto do homem, na sua dimensão pública. Assim, as formas de pensamento da Educação Física foram analisadas como construções sociais representadas por um grupo de estudiosos, seus autores e, ao mesmo tempo, atores, uma vez que desempenharam papéis relevantes nessa dramaturgia do pensamento cientifico da área. Após as entrevistas com os principais personagens deste processo, foi possível perceber que a cientificidade da área foi engendrada a partir de polarizações do tipo progressista X reacionário, esquerda X direita, social X biológico, impedindo, muitas vezes, o diálogo entre as pessoas. Essa polarização, teria levado à absolutização de tendências na área. Assim, os representantes de cada pensamento tornaram-se personagens que assumiram determinados papéis, que foram reforçados, por oposição, pelos representantes de outros pensamentos e, por confirmação. pela platéia composta velos profissionais da área espalhados pelos país.

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