Educação Física no Chile: Uma Análise das Crenças dos Professores do Primário e Ensino Médio
Por Alberto Moreno Doña (Autor), Enrique Rivera García (Autor), Carmen Trigueros Cervantes (Autor).
Em Movimento v. 20, n 1, 2014. Da página 81 a 96
Resumo
Analisamos, qualitativamente, as crenças dos professores de educação física sobre a função social que deve cumprir a diciplina, identificando barreiras pessoais, profissionais e institucionais enfrentados nesta tarefa e as soluções que propõem sobre isso. Foram realizados três grupos focais e doze entrevistas em profundidade. Os métodos de análise utilizados, em geral, foram baseados na proposta de fragmentação e articulação de "Grounded Theory". Conclui-se que há uma relação dicotômica para alguns, e complementaria para outros, incluindo uma EF que reproduz uma perspectiva tradicional ligada ao desporto, o desenvolvimento da aptidão física e certos estereótipos sociais; e outro ponto de vista que entende que a educação física é desenvolver habilidades de compreensão e transformação das desigualdades sociais aluno.