Resumo
A partir da implantação de uma proposta construtivista de Educação Física para o Ciclo Básico, que foi editada pela CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) no ano de 1989, a autora se preocupou em investigar como estas alterações se davam no cotidiano escolar, uma vez que esta proposta tinha como objetivo subsidiar a prática de Educação Física desde das primeiras séries, buscando romper com o ensino tradicional que esta diretamente ligado à repetição padronizada de movimentos e ao desempenho ideal em atividades esportivas visando o rendimento e a performance físicos. O objetivo principal do estudo foi o de detectar qual é a prática da Educação Física no Ciclo Básico, após o lançamento da proposta construtivista da CENP. Para isso a autora trabalhou com pesquisa bibliográfica e documental, detendo-se num primeiro momento, nos autores construtivistas que, direta ou indiretamente, influenciaram na elaboração da proposta, tendo sido necessário, também o levantamento dos documentos que implementaram tais mudanças, para obtenção do quadro geral de alterações ocorridas para restruturação do ensino no primeiro ciclo. Ou seja, todo o aparato de legislação e normas, a própria institucionalização do Ciclo Básico e da Jornada Única, sem os quais não poderia aprofundar na proposta de Educação Física, pois são a ela subjacentes. De posse desses dados a autora foi a campo observar as aulas de Educação Física e entrevistar os professores, pois conjuntamente esses elementos puderam proporcionar informações importantes, especialmente quando confrontados. A seguir, analisa os resultados discutindo o que parecia mais relevante ao estudo. As conclusões a que a autora chegou praticamente comprovam que os professores não tiveram conhecimento da proposta de Educação Física para o Ciclo Básico e que eles apenas "ouviram falar sobre", mas não participaram de treinamentos efetivos que permitissem ações seguras em seus cotidianos. Detectou que as aulas de Educação Física, após a implantação da proposta da CENP, estavam orientadas por práticas ecléticas, em que os professores demonstraram uma postura tradicional, alicerçada principalmente sobre as suas experiências cotidianas. Dessa forma, concluiu que a ausência de ações efetivas quanto a capacitação, orientação e supervisão dos professores pode promover "modismos" que elevam os índices de fracasso escolar, comprometendo a qualidade do ensino.