Resumo

1. INTRODUÇÃO 
Este ano o CBCE está completando 15 anos de existência. Portanto, são 15 anos de Ciências do Esporte. Mas, que ciência é essa? Que ciência é essa que fizemos nestes anos todos? 
Tomar-se esta questão corno terna deste congresso vem amadurecendo no interior do CBCE já pelo menos no âmbito das duas últimas diretorias. Entendemos, po-rém, que para além da visão das diretorias do CBCE, re-flete também urna necessidade do colegiado como um todo e da "área"1. Esta orientação/necessidade já está es-boçada na temática do VII CONBRACE, realizado em Uberlândia em 1991, e também, no livro do ano editado pela Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Física. Adiantando, entendemos que deis de urna certa _ euforia ein—gtfurfflilé"--crentificisia dos seus primeiros anos de existência,- eam-conseqtlefire aversão à rarei:.ão filosófica, a que se seguiu um predomínio ideológico com a sobreposição do político ao acadêmico, o CBCE chega aos seus 15 anos como que possuído pelo desejo de complementar o conhecimento das coisas com o co-nhecimento de si mesmo — dos pressupostos epistemo-lógicos com que opera. O VIII CONBRACE foi então organizado e estru-turado fundamentalmente para servir de palco para urna discussão em torno dos pontos que ao longo destes anos apresentaram-se como problemáticos para o desenvolvi-mento cientifico da área da EF/CE (Educação Físi-ca/Ciências do Esporte). 
 

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