Educação Física e Clínica Ampliada: Um Estudo com Práticas Corporais no Centro de Saúde Escola (cse) Geraldo Horácio de Paula Souza/faculdade de Saúde Pública (fsp-usp)
Por Valéria Monteiro Mendes (Autor), Yara Maria de Carvalho (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O aumento das iniciativas com práticas corporais/atividade física (PC/AF) na atenção básica evidencia a pertinência de uma reorientação teórico-metodológica para um trabalho coerente com este nível da atenção. Objetivamos implementar um projeto-intervenção com práticas corporais no CSE Geraldo de Paula Souza (FSP-USP), visando a experimentação da teoria da Clínica Ampliada para discutir a qualificação das ações dos profissionais de Educação Física no SUS. A investigação, de natureza qualitativa, foi orientada pelo Método da Roda; as falas dos participantes e as observações foram as técnicas utilizadas. Concluímos que a interlocução entre a Clínica Ampliada e as práticas corporais favorece a produção de ações mais próximas das necessidades das pessoas e dos princípios do SUS.