Educação Física Como área de Conhecimento, Campo de Formação Inicial e Continuada e de Atuação Profissional: o Que Fazer em Um Período de Destruição de Forças Produtivas?
Por Celi Nelza Zulke Taffarel (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 1, n 1, 2018.
Resumo
O presente texto trata da Educação Física, enquanto área do conhecimento, campo de formação inicial e continuada e de atuação profissional. Objetiva contribuir com as reflexões pedagógicas sobre o que fazer em termos de pesquisas, de formação inicial e continuada de professores e intervenção profissional, em tempos de destruição do Estado Democrático de Direito, de retirada de conquistas, de avanços da extrema-direita conservadora e de seu ideário moral, ideológico, a-cientifico, a-histórico e acrítico.Trata-se de um ensaio, com base em referências bibliográficas clássicas e, de referências recentemente defendidas em forma de dissertações e teses. São apresentados elementos sobre a “crise-ajuste-crise”do capital com o crescimento da exploração e crise crescente do capital, e as consequências no Brasil da aplicação dos ajustes estruturais, em especial na Educação e na Educação Física. Por fim, considerando as contradições da negação do acesso ao patrimônio cultural da humanidade, principalmente a setores significativos da classe trabalhadora, identificamos possibilidades concretas para enfrentar o fardo do peso histórico de superar, com um programa de transição, o processo de degeneração próprio do capitalismo, visando a emancipação da classe trabalhadora. Processo este que a Educação Física, enquanto área do conhecimento, campo de formação e de atuação profissional não estará eximida.