Resumo

A Educação Física no Brasil é marcada por significativos avanços, os quais são precedentes de lutas travadas no campo acadêmico, abrindo-se caminhos, visando à conquista de sua legitimação no campo disciplinar. Esse percurso trilhado com barreiras que foram e ainda vão sendo vencidas constantemente, com ênfase à prática pedagógica em Educação Física escolar que é um tema recorrente e bastante discutido nesta área de conhecimento. Assim, se faz imprescindível atentar para a prática pedagógica da Educação Física nas escolas, visando captar se/como esta disciplina se concretiza a partir dos pressupostos de um componente curricular. Sendo assim, este estudo buscou: Identificar de que maneira a disciplina Educação Física como componente curricular é tratada dentro do espaço escolar e, mais especificamente: Identificar as concepções apresentadas pelos gestores e professores acerca da importância da Educação Física na escola; Identificar como a coordenação pedagógica acompanha a disciplina Educação Física; Averiguar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física na legitimação da disciplina enquanto componente curricular. A Pesquisa foi realizada no Ensino Fundamental de três escolas estaduais no município de Várzea Grande - MT. Este estudo tem natureza descritiva, de cunho qualitativo, com delineamento no estudo de caso. Os instrumentos adotados para colher os dados foram: observação sistemática, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados por meio de construção de categorias e triangulações dos documentos e informações adquiridas. Os resultados deste estudo revelam uma enorme fragilidade na prática pedagógica dos professores de Educação Física, que começa pela falta de clareza acerca do entendimento do que é a Educação Física escolar e, se estendendo para seu comportamento frente ao trato com a disciplina. Contudo, existem boas ações por parte dos professores também, que se distanciam de uma prática marginalizada e sem responsabilidade. No que diz respeito às representações da gestão pedagógica, conseguimos identificar por meio desta pesquisa que há um grau mais elevado de responsabilidade com trato da disciplina, a começar pela sua equiparação às demais disciplinas no PPP das escolas. No acompanhamento por parte da gestão com a disciplina, foi possível identificarmos uma nova implementação por parte do Estado, a qual está presente na fala das coordenadoras pedagógicas das três escolas, mas ainda pouco efetiva nas ações do cotidiano. Enfim, destacamos que a relação professor e gestão podem estabelecer contatos positivos na legitimação da disciplina, quando acompanhada de maneira efetiva pela coordenação pedagógica

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