Resumo

A Educação Física nas últimas décadas tem passado por diversas mudanças, sobretudo após a década de 80 com a ampliação das discussões e a elaboração de novas propostas a respeito de seus objetivos, abordagens e conteúdos. Contudo, estudos têm evidenciado que pouco tem se efetivado na prática pedagógica dos professores em algumas localidades do país. Sendo assim, a presente investigação buscou analisar os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em 6 escolas públicas de Campo Grande - MS. O estudo foi do tipo exploratório, adotando a observação sistematizada como técnica de pesquisa. Os resultados indicam que embora exista uma diversificação nos conteúdos ministrados, os esportes coletivos tradicionais (futsal, voleibol, handebol e basquetebol) foram predominantes na maioria das escolas e aulas. Os jogos tradicionais também mostraram ser bem explorados. Conclui-se que, mesmo havendo uma diversificação das possibilidades de vivencia corporal nas aulas de Educação Física, os esportes coletivos são priorizados até mesmo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Acessar Arquivo