Resumo
As recentes ações político-econômicas brasileiras, com a fundamentação da democratização do acesso ao ensino público e elevação global do nível de escolaridade da população, modificaram a estrutura do Sistema de Educação Básica. A Lei 11.274/2006 estabelece o Ensino Fundamental no Brasil pelo período de nove anos, devendo ser iniciado aos seis anos de idade. Essa nova configuração implica uma reestruturação global das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental direcionadas à infância, com a necessidade de um trabalho com características individualizadas e adequadas, com um projeto político-pedagógico próprio, que reconheça a natureza infantil, suas especificidades e seu modo peculiar de conhecer e interpretar o mundo preponderantemente por meio da ação lúdica. Diante destas perspectivas, a preocupação de nossa pesquisa consistiu em refletir sobre as questões da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e sobre as ações pedagógicas direcionadas à infância, sobretudo neste contexto, através de pesquisa bibliográfica concernente ao tema; e também disponibilizar uma proposta curricular para a Educação Física do primeiro ano nessa nova estrutura, com pretensão de apresentar-se como uma prática pedagógica que assegure aos alunos a apropriação crítica dos componentes da cultura corporal, e o trato da ação lúdica como dimensão da cultura e parte constituinte do conhecimento e da formação humana especialmente na infância.