Resumo

A religiosidade é uma característica constitutiva do ser humano, portanto se relaciona com o corpo, permitindo, desta maneira diferentes vivências. Esta relação entre os dois elementos, corpo e religiosidade, é uma questão ainda pouco debatida no meio acadêmico, sobretudo na Educação Física. Daolio e Rigoniag (2014, p. 5) destacam o corpo como componente fundamental tanto na Educação Física quanto na religiosidade, e enfatiza que essas duas esferas trabalham um processo de educação do corpo. Nesse sentido, o presente estudo teve por finalidade investigar se a religiosidade dos acadêmicos do curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado Diurno, da Universidade Estadual de Montes Claros interfere na forma como estes lidam com o corpo no decorrer do curso. Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise qualitativa dos dados. A amostra foi constituída por acadêmicos do 8º período dos referidos cursos. Para a coleta de dados o instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, sendo os mesmos analisados através da técnica de categorias. A partir das respostas dos acadêmicos, pode-se afirmar que a religiosidade, assim como a Educação Física, exerce influência na aprendizagem e na forma com que os sujeitos lidam com seus corpos. Percebe-se que existe uma forte influência das religiosidades sobre as vivências dos mesmos durante a formação acadêmica. Nesse sentido, concluímos que existe uma tensão entre religiosidade e algumas práticas experimentadas na graduação em Educação Física, e esta tensão parece ficar mais nítida quando a devoção vivida pelo sujeito está vinculada a alguma instituição religiosa. No caso daqueles que vivem sua religiosidade sem vínculo com nenhuma instituição religiosa, essa tensão não ficou evidente.

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