Resumo
O docente de Educação Fisica, como os demais, nesta sociedade de classes, tem sido vitima das mais diferentes formas de violências ideológicas do sistema Capitalista vigente. A formação acritica, apolitica e submissa dos professores parece levar este trabalhador do ensino a terem uma pseudo consciência da realidade ime¬diata à sua prática e de sua função social. Os inúmeros mecanismos ideológicos da classe dominante parecem impedir que a "cortina de fumaça" colocada entre a aparência e a essência dos fenômenos seja retirada. Buscou-se neste trabalho estudar dentre as varias propostas didáticas existentes e recomendadas para o ensino, as habilidades e capacidades intelectuais solicitadas pelos agentes responsáveis pela formação dos professores de educação física, priorizando os objetivos e as questões que legitimam as intenções e verificações da aprendizagem destes agentes. Verificou-se, concomitantemente, num nível estritamente técnico,quais habilidades e capacidades intelectuais estão sendo mais solicitadas, a situação das habilidades consideradas mais complexas e a coerência entre objetivos e questões, intra disciplinas e entre cursos. Por outro lado, buscou-se, também, à nível politico, discutir as implicações não apenas didático-peda¬gógicas da utilização da taxionomia de Bloom e das in¬terpretações realizadas, corno também, sócio-político-economicas. Os objetivos determinados e registrados nos planos de ensino de 22 disciplinas que compõe parte do currículo mínimo de dois cursos de licenciatura em Educaçao Física (federal e particular), bem como as Questões formuladas e registradas nas avaliações, foram classificadas por 4 juízes, criteriosamente escolhidos utilizando as categorias da Taxionomia de Objetivos Educacionaís, Domínio Cognitivo de Bloom e colaboradores. Ao longo de dois capítulos apresentam-se os resultados concernentes ao tratamento estatístico em¬pregado às classificações, bem como as análises e in¬terpretações que se fizeram necessárias. Constatou-se que o desenvolvimento cognitivo buscado, expresso nas habilidades e capacidades intelectuais solicitadas, concentra-se nas categorias mais simples da taxionomia, a nível de simples Conhecimento, recognição ou mem6ria e Compreensão. As categorias consideradas mais complexas (Aplicação, Análise, Análise Crítica, Síntese), não obedecem uma sequenciação l6gi¬ca e ou intencional, nem apresentam uma distribuição e quitativa em relação as categorias mais simples, de forma que, em termos de desenvolvimento cognitivo, seu efeito é praticamente nulo. A análise da coerência en¬tre Objetivos e Questões não manifesta indicação de intenções calcadas em prop6sitos educacionais bem defini dos, apresentando-se o nível de•exigência pretendido, desarticulado sequencialmente e ou com sérios desencontros, na medida em que está se exigindo menos do que se intencionou. Os cursos A e B estudados, na tocante a dis¬ciplinas, objetivos e questões, diferem sensivelmente, muito embora não se tenha encontrado evidências de superioridade de um curso para o outro nas observações realizadas. Verificou-se, também, os limites e as possi¬bilidades da utilização da Taxionomia de Objetivos Educacionais, Domínio Cognitivo de Bloom e colaboradores, para a realidade educacional brasileira. Os resultados obtidos com a aplicação deste instrumento metodológico, por um lado, apresentam evidências da caótica situação em que está sendo formado o professor de Educação Física, em termos de desenvolvimento cognitivo e ou estruturação e assimilação do conhecimento. Por outro lado, não se tem evidências suficientes que consigam explicar este fenômeno em essência, pois o âmago desta que tão excede em muito o âmbito da escola e da ação pedagógica, situando-se decididamente a nível das noções mais amplas- sócio-político-econômicas- do sistema vigente. Tentou-se nos capítulos finais, superar a etapa da denúncia e da crítica pela crítica, do falar sobre educação" ao buscar neste momento histórico uma a¬ção pedagógica equilibrada e dialética, onde a visão secretaria do político, com suas análises abrangentes e, do técnico com sua especificidade do fazer pedagógico, seja eliminada, dando lugar a uma ação pedagógica coletiva, consciente e atingente, recuperando para o técnico a visão de globalidade perdida na especialização e, para o político, os instrumentos do saber fazer, diluí dos e esquecidos nos discursos corporativistas.