Educação Física Crítico-superadora e Paulo Freire: Um Diálogo Possível
Por Gabriel Pessi da Rolt (Autor), Ana Lúcia Cardoso (Autor), Carlos Augusto Euzébio (Autor), Gustavo Amancio Bonetti Meneghel (Autor), Tainá Pereira (Autor), Vidalcir Ortigara (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Muito se discute no campo da Educação Física sobre as propostas metodológicas para seu ensino, e como se explicita cada uma delas. Na pedagogia, Freire vem sofrendo diferentes ataques. Em defesa do seu pensamento, neste trabalho pretendemos subverter a linha de debate. O objetivo é explicitar a articulação de princípios da pedagogia libertadora de Freire com a metodologia de ensino Crítico-superadora, que se baseou na pedagogia histórico-critica e na teoria de aprendizagem histórico-cultural, analisando qual o princípio é mais relevante para a formação humana. O procedimento foi de cunho bibliográfico, no qual analisamos Freire (2017, 1983) e Coletivo de Autores (1992), resultando na análise do princípio da curiosidade epistemológica de Freire e do confronto e contraposição de saberes do Coletivo de Autores para a formação de sujeitos mais críticos.