Resumo

Este trabalho indaga sobre os sentidos da Educação Física Escolar, como área de conhecimento e de atuação profissional, que se produzem nas relações interpessoais, institucionais na formação inicial de professores. Ressaltando a natureza social dos processos de conhecimento e de produção de sentidos e uma perspectiva dialógica de linguagem, ancorada em princípios teóricos propostos por Vygotsky e Bakhtin e em diálogo também com Snyders, Saviani e autores do campo da Educação Física Escolar, retoma as interlocuções produzidas na relação pedagógica em sua dinâmica real e cotidiana, privilegiando nas análises as relações dos sujeitos, professores e alunos, com os sentidos e práticas da Educação Física e de seu ensino que são postos em circulação e elaborados nas aulas de Prática de Ensino. Desenvolvida entre os anos de 2008 e 2010, no curso de Licenciatura de uma instituição privada, localizada na cidade de Jundiaí, Estado de São Paulo, no qual a Prática de Ensino se desenvolve ao longo dos três anos de sua duração, a pesquisa foi realizada no contexto das aulas dessa disciplina, elegendo como foco central das observações e análises as interlocuções nela produzidas. Para tanto, essas interlocuções foram registradas, por escrito, durante as aulas e complementadas com dados relativos ao Projeto Pedagógico do Curso, aos planejamentos anuais da disciplina Prática de Ensino e às produções dos alunos - escritas, orais e corporais - dentro dela. No material reunido foram recortados para análise três episódios. O primeiro deles focaliza as relações de um aluno com a dança - prática corporal que ainda não lhe era familiar e que ele não entendia como sendo parte da área da Educação Física Escolar - e os efeitos de sentido por elas suscitados sobre seus conhecimentos sobre o corpo e sua relação com as práticas corporais vivenciadas ao longo de sua vida. O segundo episódio trata do encontro dos alunos com diferentes concepções de ensino, num jogo entre o que eles consideram ser ensino e as possibilidades tratadas ao longo do curso de formação. No terceiro e último episódio, analisam-se as formas de pensar e planejar a aula de Educação Física, seus objetivos, conceitos, conteúdos e estratégias, que delimitam o percurso a ser trilhado num espaço e tempo didaticamente organizados, de forma a promover avanços no sentido de tornar mais complexos os conhecimentos trabalhados em aula. No movimento analítico, a autora também se flagra nas posições de professora-em-exercício, pesquisadora, intérprete, mediadora, e coloca em questão seus próprios (pré)conceitos.Os dados construídos ao longo da pesquisa trazem importantes subsídios para a formação profissional. 

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