Educação física desenvolvimentista – apontamentos básicos

Parte de Educação física escolar desenvolvimentista: Propostas de atividades com materiais diversos . páginas 24 - 29

Resumo

A Educação Física Desenvolvimentista enfatiza o estímulo aos três domínios do comportamento: motor, cognitivo e afetivo. No contexto escolar, onde ela é mais utilizada, seus objetivos são aprender o movimento, desenvolvendo assim o domínio motor, e aprender através do movimento, estimulando os domínios cognitivo e afetivo (GALLAHUE; DONNELLY, 2008). No domínio motor a aquisição de habilidades motoras está no núcleo do programa desenvolvimentista. Ele se caracteriza por situações nas quais haja movimento de todo ou de partes do corpo, em relação ao meio e aos objetos, como tocar, manipular e/ou movimentar bolas, cordas, blocos, etc. No mesmo domínio, também estão melhoria da atividade física e da aptidão física. Em relação às categorias dos movimentos, o domínio motor engloba as habilidades motoras fundamentais de equilíbrio, as de locomoção e as manipulativas (RECH; FONSECA, 2019). As habilidades de equilíbrio ou estabilizadoras são aquelas em que o corpo permanece no lugar, mas se move ao redor do seu eixo horizontal ou vertical. Em outras palavras, podemos dizer que é a manutenção do equilíbrio controlando o centro de gravidade do corpo, em situações dinâmicas ou estáticas (RECH; FONSECA, 2019).