Resumo

A estratégia PESSCLS para a educação física e o desporto juvenil na Inglaterra recebeu um nível de financiamento sem precedentes do governo Blair durante o seu mandato. Neste artigo, propõe-se que existem problemas estruturais com a oferta de educação física e desporto escolar em Inglaterra que a estratégia PESSCLS e as políticas associadas, como o Game Plan, podem não ter tido em conta. Argumenta-se que estes problemas se tornam evidentes através de uma revisão de pesquisas sobre a importância das experiências de aprendizagem precoce para a participação em atividades físicas ao longo da vida. Além disso, é discutido o impacto das percepções de competência na motivação dos jovens para participar, antes de explorar a influência do género, do estatuto socioeconómico e dos factores sociodemográficos na participação. São analisadas outras evidências que sugerem que os programas de educação física do ensino secundário, na sua forma tradicional, têm sido ineficazes na promoção de atividades físicas ao longo da vida. O artigo conclui com a identificação de algumas alternativas à abordagem tradicional da educação física e do desporto juvenil que poderiam enriquecer algumas das iniciativas do PESSCLS.

Acessar