Editora FENAME. Brasil 1983. None páginas.

Sobre

A presente Diretriz Curricular de Educação Física de 1.° Grau — Currículo por Áreas de Estudo — não é um programa, mas linha metodológica para orientação do professor e, assim sendo, supõe todo um trabalho de estudo e adaptação, a nível regional e local, funcionando como fonte de recursos e informações para a organização e desenvolvimento de um currículo que atenda à realidade de cada escola e região.

Educação Física é forma intencional de educar através de atividade física que atinge a totalidade do ser. Portanto, destina-se à formação do aluno como um todo, assim como à formação de todos os alunos, pois a todos pertence o direito de gozar de seus benefícios, quaisquer que sejam suas aptidões e possibilidades.

Através da Diretriz, espera-se que seja captada e vivenciada pelo professor a mensagem nela contida, ou seja:

— a valorização da Educação Física como um dos componentes da Educação Geral;
— a prática consciente da atividade física como meio de proporcionar a
formação de hábitos de vida sadia;
— a formação do aluno como ser pensante, critico, responsável e social;
— a atividade física como forma de liberação, autoconhecimento e expressão;

— o respeito ao aluno e professor como individualidades;

— o desporto e as atividades físicas em geral como meios de educação integral

O aluno, formado ao influxo dessa filosofia, será capaz de: conhecer-se e aceitar a si mesmo e ao outro para uma convivência fraterna; encontrar motivação para valorizar a vida; perceber as adversidades como um desafio à sua inteligência e criatividade; encontrar em si condições para atuar como elemento positivo na comunidade.  

Acessar Arquivo