Educação Física: Disciplina Acadêmica ou Profissão?

Por: Silvério Doa Santos Lima.

Caderno de Debates - ExNEEF - v.4 - n.5 - 1997

Send to Kindle


.Resumo

A legitimidade de urna profissão e de uni curso de preparação profissional é verificada através de uma área específica de conhecimento, responsável pelo embasamento teórico dos futuros profissionais. 
Sabendo-se que a Universidade tem o papel de transmitir o conhecimento acumulado, acompanhando as transformações sociais, a Educação Física hoje passa por uma avaliação estrutural. Para o reconhecimento social enquanto urna ciência e para uma reserva de mercado digna de seus profissionais é preciso não só descobrir, irias organizar e passar o conhecimento oriundo de um objeto de estudo. 
Envolvido com essa questão, a Educação Física tem como foco principal do seu objeto de estudo, o domínio da Motricidade Humana. 
Mas será que o profissional que freqüenta quatro anos de ensino superior. tem a capacidade de dominar o conhecimento sobre o Movimento Humano'? Sabe-se que a complexidade do Movimento Humano (aspectos anatômicos, lisioldgicos, sociais, culturais, etc.), envolve vários níveis de análise, sendo estudado por disciplinas como Fisioterapia, Psicologia, Sociologia, etc. 
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.