Educação Física e a Rede de Saúde Pública: Dilemas, Possibilidades e Desafios Entre a Formação e a Intervenção
Por Márcia Fernanda de Méllo Mendes (Autor), Marielly de Moraes (Autor), Sabrina Chapuis de Andrade (Autor), Cristianne Maria Famer Rocha (Autor).
Em Motrivivência v. 26, n 43, 2014. Da página 133 a 149
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as atividades realizadas pelos profissionais de Educação Física (PEF) no campo da Saúde Pública e investigar como a formação influencia na sua prática profissional. Metodologia: utilizou-se a técnica de Grupo Focal com a participação de onze profissionais de Educação Física vinculados a rede pública de saúde. Resultados: emergiram duas categorias: uma diz respeito à formação profissional e outra à inserção dos PEF no campo da Saúde Pública. Considerações: A pesquisa identificou que há uma lacuna entre a formação do PEF e a realidade da prática profissional que atenda às diretrizes e necessidades do SUS. A formação deve superar o modelo hegemônico biológico, centrado puramente da técnica, propondo ao aluno uma reflexão crítica da realidade social e uma nova concepção de saúde, sociedade e de sujeito.