Educação física e alfabetização corporal: uma dentre tantas possibilidades

Por

Parte de Práticas Corporais e Educação Física: os debates nos artigos do Grupo Corpo (FACED/UFBA) - 6 . páginas 87 - 89

Resumo

O campo do conhecimento denominado Educação Física tem sido alvo de crises de identidade, de usos e abusos por parte de uma indústria cultural, e não só por ela. Ele e seus afins têm sido também alicerce a discursos políticos que implicam em tratar seus conteúdos específicos como “salvadores da pátria”, como principais aliados na luta contra substâncias psicoativas e motivação para uma suposta superação. Mas esses discursos e usos refletem a realidade da Educação Física? Como anda o investimento social, educacional e econômico nesse campo do conhecimento e qual a sua representação social? De fato, a Educação Física é importante? Nos últimos dias tenho feito um levantamento com universitários e estudantes da rede básica sobre o que afinal, a que fins a Educação Física existe, confesso que ainda estou construindo e analisando e em verdade ansioso acerca do veredicto, de um lado, pelos futuros profissionais e, do outro, por uma amostra dos seus usuários.

Acessar