Educação Física e Cultura: Práticas Escolares
Por Rildevania Monteiro (Autor).
Em Esporte & Sociedade v. 5, n 15, 2010. Da página 1 a 18
Resumo
O objetivo desse trabalho é discutir a importância de se considerar os aspectos culturais de um determinado grupo para a elaboração dos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de Educação Física. Compreendemos que para dar significado aos conteúdos trabalhados nas aulas, o professor necessita proporcionar aos seus alunos à capacidade de identificar e ressignificar as atividades a eles apresentadas e, para isso, é essencial a compreensão dos aspectos culturais do grupo nas quais as atividades são desenvolvidas. Para fundamentar essa discussão em especial nas que
stões relativas ao conceito de cultura e como ele pode contribuir para o trabalho desenvolvido na escola, utilizamos como base teórica as ideias do antropólogo americano Clifford Geertz. Somada a elas trouxemos os apontamentos de alguns autores da Educação Física que discutem com maior intensidade essa questão. Ao final apontamos alguns dos problemas enfrentados pela Educação Física e indicamos algumas possibilidades de como podemos iniciar um novo olhar para a sua prática na escola.