Educação Física e Ensino Médio Integrado: Possíveis Aproximações Pelos Projetos Políticos de Cursos dos IFES
Por Lidiane Picoli Lima (Autor), Paula Ramos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar as funções da educação física nos projetos políticos dos cursos técnicos em Agropecuária e Administração, dos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes), ao que se refere às características interligadas à formação técnica profissional de nível médio. O currículo destes Institutos Federais, nos termos da lei, deve ser planejado com o objetivo de desenvolver um papel voltado para o trabalho - formação profissional - além de promover a formação integral dos discentes, contribuindo para desenvolver as dimensões humana, reflexiva e crítica, de modo a instigar a capacidade criativa e de tomada de decisão frente às necessidades sociais e às exigências contemporâneas. Nessas condições, é importante pensar a educação física como possibilidade de desenvolver um conjunto de saberes voltados às demandas profissionais, mas sem perder de vista o trabalho com a formação humana e cidadã, de modo a articular o ensino médio à capacidade e à qualidade de trabalho para a formação de nível básico, técnico e tecnológico; como também potencializar o espaço para o processo somatório dos conhecimentos e habilidades adquiridas pelos sujeitos envolvidos (SILVA, 2016; SILVA, 2016; NETO, 2016). Nesse sentido, nos instiga compreender qual o papel da educação física na educação profissional técnica de nível médio?