Educação Física e Epistemologia: Interpretando os Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte na Década de 90
Por Terezinha Petrucia da Nóbrega (Autor), Eduardo Ribeiro Dantas (Autor), Josean Pierre Cardoso de Araújo (Autor), João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias (Autor), Rose Marie Nascimento de Medeiros (Autor).
Em XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Os Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte – CONBRACEs – são encontros bianuais realizados na área de Educação Física/Esportes, desde 1978, com o objetivo principal de veicular a produção do conhecimento na área. O VII CONBRACE, realizado em Uberlândia, 1991, foi um marco na história do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE – e da própria Educação Física brasileira, caracterizando uma ruptura entre forças antagônicas, sobretudo no que se referia a determinações epistemológicas, modelo de ciência e respectivos critérios de cientificidade, além da denúncia da falta de autonomia e imprecisão teórica da área (Paiva, 1994).