Resumo
A pesquisa foi desenvolvida no âmbito das Escolas de Educação Básica na Modalidade de educação especial (mantidas pelas APAE) do Conselho Regional de Paranavaí-PR, junto a 19 professores da disciplina de Educação Física, que ministram aulas no ensino fundamental – anos iniciais. O estudo tem por objetivo geral Apresentar uma proposta de estruturação do esporte na Educação Especial com foco na formação humana. Para tanto, no primeiro momento, foram aplicados os métodos de pesquisa histórica e documental sobre a trajetória da APAE e de suas sedes no Estado do Paraná, bem como a organização do processo de escolarização, por meio de escolas de educação básica na modalidade de educação especial. No segundo momento foi efetuada uma pesquisa descritiva, com aplicação de um questionário a 16 professores, composto por sete questões sobre a temática abordada, sendo três fechadas (sobre sexo, idade e tempo de docência) e quatro fechadas com possibilidade de complementação ou justificativa de resposta, buscando diagnosticar potencialidades e dificuldades do ensino do esporte na educação especial, a partir das experiências e da visão de seus professores. O terceiro momento, realizado sob o método de pesquisa participante com a proposta de um planejamento participativo específico coordenado pelo pesquisador, e com a adesão de 11 professores. Esse momento contou com cinco encontros, por meio da Plataforma Google Meet. Na primeira etapa do estudo, concluiu-se que há uma valorização gradativa das pessoas com deficiência em idade escolar, e que quando associamos o esporte à Educação Física, este desenvolve papel fundamental no processo de inclusão social dos alunos com diferentes deficiências, compondo o rol de conteúdos trabalhados em todas as etapas de ensino previstas. No Paraná, observa-se o privilégio da aprendizagem e prática esportiva na escola, ambiente universalmente reconhecido como de formação e pertencimento. Na segunda etapa, concluiu-se que ao ministrar os conteúdos esportivos na Educação Física especial, as principais dificuldades se relacionam com as diferentes necessidades dos alunos – várias deficiências na mesma turma – e, assim, quais metodologias e estratégias utilizar para atingir todos os alunos, além de questões de infraestrutura. Na terceira etapa, concluiu-se que o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos esportivos, nas aulas de Educação Física da Educação Especial, requer do docente uma dedicação ímpar no processo de planejamento. Dessa forma, o planejamento participativo apresenta a perspectiva de discussões e troca de experiências vividas no contexto escolar