Sobre
A partir do século XX, especialmente na sua segunda metade, tem-se a redescoberta do corpo trabalhado em grande escala por meio de exercícios físicos sistematizados. Nessa mesma época, o fenômeno esportivo projeta-se como uma das principais manifestações culturais.
O ano de 1992 marcou o lançamento do livro Educação física & esportes: Perspectivas para o século XXI, que foi lido e discutido por um universo de profissionais - da educação, da saúde, da educação física, do esporte e de áreas afins. Para esse mesmo público, a presente publicação foca as possibilidades do trabalho com o corpo pela educação física e pelo esporte neste novo século, buscando interpretar as perspectivas apontadas naquela época.
Os textos aqui reunidos, elaborados por professores que pesquisam e trabalham em universidades, relacionam o sentido de um corpo ativo com vários aspectos de manifestações culturais e preocupações existentes no mundo hoje, tais como: lazer, meio ambiente, educação, saúde, movimento olímpico, formação profissional, tecnologias da informação e corporeidade.
Sumário
PARTE I PERSPECTIVAS DO FENÔMENO ESPORTIVO
1. PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO? QUAL É O IDEAL QUE A GUIA? Jorge Olímpio Bento
2. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DO ESPORTE NO SÉCULO XXI Alcides José Scaglia e Riller Silva Reverdito
PARTE II PERSPECTIVAS DO MOVIMENTO OLÍMPICO
3. PERSPECTIVAS DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM BASE NA TECNOLOGIA E NA SUSTENTABILIDADE Lamartine Pereira da Costa
4. PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS OLÍMPICOS NO BRASIL PARA O SÉCULO XXI Otávio Tavares
PARTE III PERSPECTIVAS PARA O TRATO DO FENÔNEMO CORPOREIDADE
5. "O QUE PODE UM CORPO?": PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS PARA A CORPOREIDADE Sílvio Gallo e Paola Sanfelice Zeppini
6. EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E CORPOREIDADE: ASSOCIAÇÃO INDISPENSÁVEL Wagner Wey Moreira e Regina Simões
PARTE IV PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GRADUAÇÃO E EM PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA
7. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CRESCIMENTO E CORREÇÃO Da ROTA Go Tani
8. A formação EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM ANÁLISE: A REALIDADE DIANTE DAS DIVERSIDADES Vilma Lení Nista-Piccolo e Vickele Sobreira
PARTE V PERSPECTIVAS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
9. EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: PERSPECTIVAS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Mauro Betti e Diego de Sousa Mendes
10. EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E TICs: TRAJETÓRIA, DEMANDAS E PERSPECTIVAS PARA A DOCÊNCIA E A PESQUISA NO SÉCULO XXI Giovani De Lorenzi Pires e Rogério Santos Pereira PARTE VI PERSPECTIVAS NO UNIVERSO DO LAZER
11. RECREAÇÃO E LAZER: O FUTURO FORA DE NOSSAS MÃOS Antonio Carlos Bramante
12. REFLEXÕES E PERSPECTIVAS SOBRE O LAZER NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE: O TURISMO COMO TÓPICO EMERGENTE NO SÉCULO XXI Ricardo Ricci Uvinha e Edmur Antonio Stoppa PARTE VII PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
13. EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI? O DIA EM QUE O MACACO FALOU João Batista Freire
14. A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARTICIPATIVAS Carmem Elisa Henn Brandl e Inácio Brandl Neto PARTE VIII PERSPECTIVAS NA RELAÇÃO COM A ÁREA DA SAÚDE
15. EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE NO SÉCULO XXI: CONHECIMENTO E COMPROMISSO SOCIAL Idico Luiz Pellegrinotti e Marcelo de Castro Cesar
16. OBESIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO Wendell Arthur Lopes e Cláudia Regina Cavaglieri PARTE IX PERSPECTIVAS COMRELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E À SUSTENTABILIDADE
17. ENCONTROS E CONEXÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÚLTIPLAS CONTRIBUIÇÕES Mauricio Massari e Marcos Reigota
18. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Alexandre Magno Guimarães e Simone Sendin Moreira Guimarães