Educação Física e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (enade): Perfil das Provas de 2004 a 2017
Por Cezar Barbosa Santolin (Autor), Cibele Denise Kaizer (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever as características das provas aplicadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) na área de Educação Física entre os anos de 2004 a 2017. Para tanto, oito provas foram analisadas em relação à estrutura geral e ao conteúdo das questões de conhecimentos específicos. Utilizou-se análise de conteúdo temática para categorizar as questões, aplicando até três rótulos em cada. Após isso, agrupou-se os rótulos em categorias conforme a proximidade temática. Os resultados foram quantificados com estatística descritiva e apresentados em quadros. A análise permitiu concluir que estruturalmente as provas mantiveram uma grande homogeneidade, enquanto no conteúdo das questões houve considerável especificidade com as habilitações. A licenciatura apresentou menor diversidade temática, com grande parte do conteúdo composto pela dimensão pedagógica – tanto nas questões objetivas quanto nas discursivas. Concluiu-se que o perfil das provas não só permitem uma descrição fácil como também uma boa preparação.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm Acesso em 28 de Maio de 2018.
BRASIL. Lei nº 9.131, de 24 de Novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9131.htm Acesso em 28 de Maio de 2018a.
FELDMANN, T.; SOUZA, O. A governamentalidade e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Avaliação. Campinas: SP, v.21, n.3, p.1017-1032, nov. 2016.
FRANCISCO, T. H. A.; MONTEIRO, E. C. M. S. Uma reflexão sobre o ENADE: as ações para a gestão de um importante elemento da avaliação. Anais do 2º Simpósio Avaliação da Educação Superior (AVALIES). Porto Alegre, 2016.
GRIBOSKI, C. M. O ENADE como indutor de qualidade da educação superior. Est. Aval. Educ. São Paulo, v.23, n.53, p.178-195, set/dez, 2012.
ISTOÉ. ENADE tem boicote de alunos de universidades federais. Disponível em: https://istoe.com.br/111986_ENADE+TEM+BOICOTE+DE+ALUNOS+DE+UNIVERSIDADES+FEDERAIS/ Acesso em: 23 de Maio de 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Resolução nº 7, de 31 de Março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf Acesso em 28 de Maio de 2018.
PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS. Microdados do Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão). Disponível em: http://dados.gov.br/dataset/microdados-do-exame-nacional-de-cursos-enc-provao Acesso em: 29 de Maio de 2018.
PORTAL INEP. ENADE. Disponível em: http://inep.gov.br/enade Acesso em: 23 de Maio de 2018.
______. ENADE: provas e gabaritos. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos3 Acesso em: 23 de Maio de 2018a.
THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007
UFF. O que é boicote ao ENADE?. Disponível em: http://www.uff.br/?q=faq/o-que-e-boicote-ao-enade Acesso em: 23 de Maio de 2018