Educação Física e História: Entre Ciências e Crises
Por Renan Santos Furtado (Autor), Carlos Nazareno Ferreira Borges (Autor).
Resumo
Trata-se de um ensaio de reflexão teórica sobre a relação histórica entre a educação física e a ciencia, tanto na Europa como no Brasil. Temos como objetivo central, expor a partir de qual concepção de ciencia, as práticas corporais se difundiram na modernidade. Nosso estudo caracteriza-se por ser uma reflexão a partir de uma literatura já elaborada, ou seja, um estudo bibliográfico. Como resultado principal, apontamos a grande relação entre o positivismo e a educação física ao longo da história, e concluímos que essa imbricação, ajudou no atraso histórico nos campos da formação profissional e produção do conhecimento na área.
REFERÊNCIAS
ANDERY, Maria Amália. et al. Para Compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1986.
BRACHT, Valter. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. unijuí, 2014.
BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1997. 122p.
BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3. ed. Coleção Educação física. Ijui: Editora Unijuí, 2005.
CASTELLANI, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. Campinas: Papirus, 2011.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física brasileira: autores e atores da década de 80. São Paulo: Campina, 1997.
DUNNING, Eric; NOBERT, Elias. A busca da excitação. Lisboa, Difel, 1992.
GHIRALDELLI, Paulo. Educação Física progressista: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. 3. ed. Edições Loyola, São Paulo: Brasil, 1991.
KONDER, Leandro. Marxismo e Alienação: contribuição para um estudo marxista do conceito de alienação. 2. ed. São Paulo, 2009(a).
KONDER, Leandro. O Marxismo na batalha das ideias. 2. ed. São Paulo: Expressão popular, 2009(b).
LOVISOLO, Hugo. Pós-Graduação e Educação Física: Paradoxos, tensões e diálogos. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Florianópolis, v.20, n.1, set/98.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Expressão popular, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Recorde, 2001.
SEVERINO, Antônio. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
SOARES, C. L. Educação Física: Raízes Européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SOARES, C. L. Imagens da Educação no corpo. Estudo da ginástica francesa no século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
STIGGER, Marco. Educação Física esporte e diversidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
TUBINO, Manuel. Dimensões sociais do esporte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TUBINO, Manuel. O que é Esporte. São Paulo: Brasiliense, 1999.