Educação Física e Inclusão
Por Anderson Escobar (Autor), Paulo R. C. Klidzio (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 2, n 1, 2017.
Resumo
Nesse resumo científico evidenciaremos formas de se obter uma educação física adaptada, inclusiva e interdisciplinar.Mas espera-se que as experiências de sucesso e de empenho, apresentadas em meio científico possam ajudar para que busquem novas visões de ensino, para disseminar a educação e a interação de todos em um ambiente escolar mais saudável e menos discriminatório na sociedade, visando sempre em primeiro lugar o ser humano e o respeito. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S, 1997) o ensino da Educação Física deve respeitar o que a criança traz em si mesma, uma educação que priorize poderes sobre ela, desafiando-a a que lhe dê autodomínio, autoconfiança e autonomia. Sendo assim, o profissional de Educação Física é repleto de desafios frente sua classe, pois crianças com necessidades especiais, obrigam o profissional a elaborar exercícios específicos para manter ele incluso e ativo em relação aos demais colegas. A aula de educação física inclusivanão vai ser um espaço de formação de atletas ou de equipes para disputar competições escolares.